segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vai uma coca?

Coca-cola, para muitos, inclusive para mim, é o melhor refrigerante já criado. E é também, inclusive para mim, um dos mais perigosos. Várias lendas rondam o seu sabor magnífico, como conter cocaína (ou o seu princípio ativo), ou ser a causa de várias mortes e doenças.

Alguns fatos já foram comprovados por nós, os sagazes editores do SaGases. Nós estudamos no mesmo lugar, e a um tempo atrás dividíamos uma garrafa de 1,25 L de coca-cola duas vezes por dia. Hoje em dia o azarado do Romulo tem um problema no estômago e, além de não poder beber coca-cola e nenhum outro refrigerante, também não pode comer coisas fritas nem pesadas. Virou fresco, coitado.

Em outra oportunidade, a gente decidiu comprovar a veracidade da fama da coca, jogando uma moedinha de 5 centavos imunda dentro de um resto de coca num copo. Em menos de 10 minutos, uma moeda que vagou de mão em mão desde 1995 estava absolutamente limpa, renovada, só não digo que parecia nova porque ela ficou opaca, perdeu seu brilho. Eu mexo bastante com química (depois talvez eu fale disso) e sei que ácidos fortes, em contato com metais, deixam o metal na sua forma pura, tiram seu brilho, e, até mesmo, podem dissolvê-lo. Já fiz isso várias vezes pra desenferrujar pregos em laboratório. 

Sabendo disso, vamos a algumas outras "lendas" da coca-cola

  • Em muitos estados nos EUA os patrulheiros rodoviários carregam dois galões de Coca-cola no porta-malas para ser usado na remoção de sangue da pista depois de um acidente.
  • Se você puser um osso em uma tigela com Coca-cola ele se dissolverá em dois dias.
  • Para limpar privadas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do vaso, deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga. O ácido cítrico na Coca-cola remove manchas na louça do vaso.
  • Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis: esfregue o pára-choque com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com coca- cola.
  • Para soltar um parafuso emperrado por corrosão: aplique um pano encharcado com Coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
  • Para remover manchas de graxa das roupas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do tanque com as roupas com graxa, adicione detergente e bata em ritmo regular. A Coca-cola ajudará a remover as manchas de graxa.
  • A Coca-cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.
  • Para sua informação, o ingrediente ativo na Coca-cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2.8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.
  • Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuidor para o aumento da osteoporose.
  • Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-cola, por falta de orientação dos pais.
  • Para transportar o xarope de Coca-cola, os caminhões comerciais devem ser identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.
  • Os distribuidores de Coca-cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.
E então, quer uma coca? Se for bem gelada, eu continuo aceitando. Pelo menos de uma coisa ninguém pode duvidar: Coca-cola vicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade, mas não abuse em palavrões e xingamentos